Os Pronomes Pessoais em Hebraico


Na oitava lição do nosso curso de hebraico aprendemos os pronomes pessoais e como usa-los em orações. Primeiramente usamos em orações nominais, ou seja, orações sem verbo, pois como já dissemos várias vezes os verbos “ser” e “estar” no presente não existem – ficam subentendidos, portanto poderemos fazer frases simples sem precisar conjugar os verbos, que aprenderemos um pouco mais adiante.

Outra coisa importante de saber é que no hebraico temos o “tu (ou você)” diferente diferente para o masculino e para o feminino e o mesmo se aplica ao “vós(ou vocês)”, ou seja, temos uma palavra para designar “vocês” no masculino e outra para designar “vocês” no feminino.

Abaixo temos uma tabela com os pronomes pessoais, a explicação completa com os exemplos se encontra no nosso livro que acompanha o curso de hebraico

Algumas poucas variações se encontram entre o Hebraico Bíblico e o Hebraico Moderno em relação aos pronomes pessoais, essas diferenças são pequenas e na maioria das vezes podem ser entendidas pelo aluno intuitivamente.

A construção de frases, assim como no Português, pode se facilmente formada de um pronome pessoal, um verbo e um predicado. A respeito da conjugação dos verbos iniciamos em nosso curso com os verbos no presente, passado e depois para o futuro. Os verbos em hebraico são divididos em sete estruturas verbais chamadas de binianim e este assunto também é estudado durante os nossos cursos.

Mas, como dissemos anteriormente, podemos fazer algumas frasessem verbos do tipo “Eu estou em casa” – pois o verbo “estar” não aparece no presente, tornando a oração bem simples.

Para falar diretamente com o professor de hebraico, preencha os seus dados e entraremos em contato.

Pronomes pessoais

Plural

Pronomes pessoais

Singular

אֲנַחְנוּ Nós אֲנִי Eu
אַתֶם Vós (masc.) אַתָה Tu (masc.)
אַתֶֶן Vós (fem.) אַתְ Tu (fem.)
הֵם Eles הוּא Ele
הֵן Elas הִיא Ela
Bookmark the permalink.

Comments are closed.