As Letras Finais em Hebraico – Sofiot

Em hebraico há cinco letras sofiot (finais), ou seja, que são escritas de forma diferente quando aparecem no final da palavra. Somente a escrita é alterada, enquanto o som continua o mesmo.

A letra Chaf com o daguesh tem o som de Kaf e a letra Fe tem o som de Pe com o daguesh.

 

כ ך Chaf sofit
מ ם Mem sofit
נ ן Nun sofit
פ ף Fe sofit
צ ץ Tsade Sofit

 

Os Verbos em Hebraico – Parte 1

Binyanim ou conjugações em hebraico

Os verbos em hebraico são conjugados conforme sete paradigmas chamados binyanim (construções), conforme essas construções são adicionadas às raízes(shorashim), as vogais, prefixos e sufixos, dependendo se o verbo estiver no presente, no passado ou no futuro.

A palavra em hebraico para verbo é “poal”, as três letras desta palavra são geralmente usadas para indicar o paradigma da construção verbal פ.ע.ל. Esta tabela na forma de uma Menora pode ser útil para exemplificar os sete binyamim (construções). Esta tabela está dividida da seguinte forma: do lado direito temos três(binyamim) que indicam a voz ativa, do lado esquerdo se encontram três binyanim que indicam a voz passiva e no meio se encontra um binyan que indica a forma reflexiva ou recíproca.

Os verbos em hebraico

 

 

 

 

Os Pronomes Pessoais em Hebraico

Na oitava lição do nosso curso de hebraico aprendemos os pronomes pessoais e como usa-los em orações. Primeiramente usamos em orações nominais, ou seja, orações sem verbo, pois como já dissemos várias vezes os verbos “ser” e “estar” no presente não existem – ficam subentendidos, portanto poderemos fazer frases simples sem precisar conjugar os verbos, que aprenderemos um pouco mais adiante.

Outra coisa importante de saber é que no hebraico temos o “tu (ou você)” diferente diferente para o masculino e para o feminino e o mesmo se aplica ao “vós(ou vocês)”, ou seja, temos uma palavra para designar “vocês” no masculino e outra para designar “vocês” no feminino.

Abaixo temos uma tabela com os pronomes pessoais, a explicação completa com os exemplos se encontra no nosso livro que acompanha o curso de hebraico

Algumas poucas variações se encontram entre o Hebraico Bíblico e o Hebraico Moderno em relação aos pronomes pessoais, essas diferenças são pequenas e na maioria das vezes podem ser entendidas pelo aluno intuitivamente.

A construção de frases, assim como no Português, pode se facilmente formada de um pronome pessoal, um verbo e um predicado. A respeito da conjugação dos verbos iniciamos em nosso curso com os verbos no presente, passado e depois para o futuro. Os verbos em hebraico são divididos em sete estruturas verbais chamadas de binianim e este assunto também é estudado durante os nossos cursos.

Mas, como dissemos anteriormente, podemos fazer algumas frasessem verbos do tipo “Eu estou em casa” – pois o verbo “estar” não aparece no presente, tornando a oração bem simples.

Para falar diretamente com o professor de hebraico, preencha os seus dados e entraremos em contato.

Pronomes pessoais

Plural

Pronomes pessoais

Singular

אֲנַחְנוּ Nós אֲנִי Eu
אַתֶם Vós (masc.) אַתָה Tu (masc.)
אַתֶֶן Vós (fem.) אַתְ Tu (fem.)
הֵם Eles הוּא Ele
הֵן Elas הִיא Ela

Curso de Hebraico – Vídeo aulas – Parte 2

Programação do Curso de Hebraico

Neste artigo se encontram a programação das 52 aulas. Cada vídeo tem duração de aproximadamente trinta minutos e pode ser vista no computador, tablet ou celular. Além disso o aluno recebe o livro correspondente a cada lição. As aulas podem ser vistas quantas vezes o aluno quiser e é para uso individual, ou seja, não pode ser passada adiante ou compartilhada.

Para fazer a inscrição e iniciar imediatamente clique aqui

 

Aula 1 O Alfabeto Hebraico
Aula 2 As Vogais em Hebraico
Aula 3 Iniciando a Leitura
Aula 4 Leitura – continuação
Aula 5 Masculino e Feminino
Aula 6 Os Números
Aula 7 O Plural
Aula 8 Os Pronomes Pessoais
Aula 9 Preposições
Aula 10 Verbos no Presente
Aula 11 Leitura de Texto e Diálogo
Aula 12 Leitura – Há e Não Há
Aula 13 Texto sobre Jerusalém
Aula 14 Interrogações e a Raiz dos Verbos
Aula 15 Diálogos – O Daguesh
Aula 16 Pronomes Possessivos
Aula 17 Preposições e Leitura
Aula 18 Diálogo no Restaurante
Aula 19 Diálogo com Verbos no Presente (Piel)
Aula 20 Diálogos e Conjugação de Verbos
Aula 21 Leitura e Conversação
Aula 22 Verbos e Diálogo no Mercado
Aula 23 Meios de Transporte – Passeando em Israel
Aula 24 No Museu de Jerusalém
Aula 25 Expressões de Tempo
Aula 26 Família
Aula 27 No Hotel
Aula 28 Roupas e Sufixos Pronominais
Aula 29 Conjugação de Verbos na forma Causativa(ifhil)
Aula 30 Verbos e Diálogos
Aula 31 Leitura de Jornal
Aula 32 Verbos no Passado
Aula 33 Verbos no Passado (Continuação)
Aula 34 Verbos no Passado (Binian Paal)
Aula 35 Verbos e Advérbio de Tempo
Aula 36 Aumentando o Vocabulário nas frases
Aula 37 Nas Férias – Verbos Curtos no Passado
Aula 38 A Guerra da Independência de Israel – Leitura
Aula 39 O Mar Morto – Leitura
Aula 40 Na Loja de Comida – Diálogo
Aula 41 Mais Preposições – Leitura
Aula 42 As Sete Estruturas Verbais (Binianim)
Aula 43 A Maratona de Jerusalém
Aula 44 Um Dia em Tel Aviv
Aula 45 Leitura de Jornal –
Aula 46 Leitura de Jornal – Continuação
Aula 47 Música – Vocabulário
Aula 48 Início de Leitura sem os Pontos Vocálicos
Aula 49 Eliezer Ben Yehuda – Sobre o Idioma Hebraico
Aula 50 Música – Arik Einstein
Aula 51 Leitura – Retornando de Israel
Aula 52 Leitura – Carta do Professor
Curso 2 Sobre o segundo curso

Curso de Hebraico – Video aulas – Parte 1

Sobre as Aulas de Hebraico

Neste e nos próximos artigos descreverei um pouco sobre a estrutura didática, dos objetivos, do método e do conteúdo do nosso novo curso de hebraico que consiste, em seu primeiro módulo, em 52 vídeo aulas que o aluno pode assistir quantas vezes desejar em seu tempo.
O método de ensino foi desenvolvido por mim especialmente para o aluno brasileiro, conhecendo de perto o estilo de aprendizagem e ensino adequados ao público brasileiro.
O método, em primeiro lugar, consiste em fazer o aluno gostar das aulas de hebraico para que a aprendizagem seja um processo agradável cujos frutos poderão ser colhidos gradualmente, mas de forma estável.

O Alfabeto hebraico

É essencial que o aluno conheça bem o alfabeto hebraico, portanto não usamos a transliteração, que possui valor para quem deseja falar algumas palavras sem conhecer o idioma.
Nesta primeira parte do curso de hebraico o aluno será alfabetizado, e se ele puder dedicar tempo suficiente para aprender bem as letras e vogais, isto facilitará bastante quando chegar mais adiante.
Após conhecer as 22 letras do alfabeto hebraico e sua pronúncia e conhecendo também as vogais, o aluno poderá, aos poucos, ler em hebraico. O curso enfatiza a leitura e a conversação, a respeito da escrita, apesar de sua importância, deverá ser usada para fortalecer o aprendizado que o aluno obteve nas aulas de hebraico.
Existe a possibilidade de o aluno ficar em contato diretamente comigo, isto proporciona ao aluno, mesmo que aprendendo por intermédio de vídeo aulas, que tire as suas dúvidas e possa enfatizar as coisas mais importantes. Por exemplo, geralmente se o aluno sentar com a lista de letras do alfabeto hebraico e tentar memorizá-las, poderá sentir-se frustrado, portanto aconselho os alunos a aprender duas ou três letras por dia, rever as aulas, escrever as letras, escrever nomes de pessoas conhecidas em hebraico, desta forma o aprendizado se torna mais dinâmico.

Curso de Hebraico em Israel – Onde ficar?

Uma das questões de quem decide fazer um curso de hebraico em Israel é onde ficar durante o curso.

Nosso curso de hebraico é adaptado aos objetivos e às possibilidades do aluno, portanto se o aluno decide fazer uma viagem a Israel de um mês durante as suas férias de trabalho e pretende aprender hebraico neste período, construiremos um programa que ele possa passear, conhecer Israel e também estudar hebraico.

Hebraico

Curso de hebraico em israel

No entanto os valores de hotéis são relativamente caros, principalmente para quem pretende ficar por um período maior. Por isso entramos em contato com pessoas que alugam apartamentos por curtas temporadas em Jerusalém, peermitindo que o aluno pague às vezes metade do preço que pagaria em um hotel.

Achar um apartamento que seja apropriado aos pedidos do aluno dependerá naturalmente da antecedência da matrícula no curso, e dependerá também da época do ano.

Orientamos a quem estiver interessado a aprender a língua hebraica em Israel que inicie os seus estudos fazendo um curso de hebraico online. Desta forma quando chegarem a Israel já saberão o básico e poderão se comunicar em conversas básicas do dia a dia. Por isso temos pacotes de aulas que tem início online e podem ter continuidade em Jerusalém.

Afinal de contas é agradável  traz bastante incentico ao aluno conseguir ler as manchetes de Israel nos jornais, fazer compras falando o idioma hebraico, Por esse motivo também iniciamos o nosso novo site de notícias de Israel e de palavras novas na língua hebraica. O objetivo é aprender pelo menos uma palavra nova por dia, esta palavra está geralmente relacionada com algum evento atual, está é,sem dúvidas uma excelente maneira de aprender hebraico. Esta ferramenta é gratuita e se encontra no site www.israelagora.com , vocês estão convidados  a visitar, curtir e compartilhar com seus amigos. Este é um ulpan em português para quem quiser.

Curso de Hebraico Online ou em Israel – cupom

Neste mês de Julho, final do ano letivo em Israel, estamos fazendo uma promoção para quem se inscreve em um dos cursos de hebraico online ou em Israel.

Curso de hebraico - desconto

Curso de hebraico – desconto

As aulas são particulares, de modo que o aluno aproveita o máximo e desenvolve uma familiarização com o idioma de forma gradual e rápida.

A inscrição no curso pode ser feita através do preenchimento do formulário no site www.hebraicoagora.com  .

O material didático é em português e o horário das aulas será combinado diretamente com o professor. Esta promoção, até o final do mês de julho é no valor de 200 reais para quem se inscreve no pacote de 20 aulas e de 450 reais para quem se insceve no pacote de 40 aulas.

Como se diz em Hebraico? “Preparações”

Como se diz “preparações” em hebraico

הֲכָנוֹת

Os textos do hebraico todo dia são feitos em cooperação do www.Ulpan.com que ensinam hebraico para pessoas dos Estados Unidos ou para quem fala Inglês.
Aulas Particulares Online

Hebraico todo dia

A palavra “preparar” algo, em hebraico, faz parte da estrutura(Binian) verbal  ativo – causativo verb לְהָכִין ouça e repita. A raiz de verbo hebraico é  כ.ו.נ (k.v.n), assim como outras palavras hebraicas como por exemplo  כֵּן ouça e repita– que significa “sim”  , e também a palavra  נָכוֹן ouça e repita – que significa “correto”.
Vejam as frases abaixo:
 Exemplo 1
הֵכַנְתִּי אֲרֻחַת עֶרֶב טְעִימָה מְאֹד.
Eu preparei um jantar muito gostoso.
 Deste verbo é derivada a palavra “preparação”
 הֲכָנָה ouça e repita. Veja bem que esta palavra possui a mesma raiz que vimos acima do verbo preparar.
Exemplo 2:
הַהֲכָנוֹת בְּעִצּוּמָן לִקְרַאת חַג הַפֶּסַח.
 Os preparativos estão em andamento para Pessach  
Se você se interessa pelo hebraico visite a nossa página no Facebook e divulgue para os seus amigos. Os cursos de hebraico são pelo skype ou por sala de aula virtual. Para quem quer fazer um curso de hebraico em Israel , por favor entre em contato conosco para avaliarmos as possibilidades.

Jornal em Hebraico Fácil

Jornal em Hebraico Moderno

Começamos a trabalhar em cooperação com o jornal de hebraico para iniciantes Yanshuf(coruja em Hebraico). O jornal é de alto nível e é uma ferramenta a mais para quem está fazendo um curso de hebraico ou simplesmente para que deseja praticar o idioma.  O jornal aparece em dois níveis: Bereshit – para iniciantes e Yanshuf – para quem já consegue ler e entender o hebraico.  Eles colocaram no site um exemplar como ebook para quem tiver interesse possa ter uma idéia de como funciona. O mais importante é que ao lado dos artigos há um icone que ao clicarmos ouvimos alguem lendo em hebraico com a pronúncia correta.

Hebraico Fácil

Jornal em Hebraico Fácil

Vocabulário em Hebraico

Outra vantagem do jornal em hebraico fácil é a melhora do vocabulário. Ao ler um artigo em hebraico fácil e após ouvir a leitura do artigo as vezes o aluno consegue captar setenta porcento do texto, mesmo assim ele entende o assunto geral e melhora o fluxo da leitura. O jornal em hebraico fácil traz um glossário (em Inglês) das palavras novas, facilitando assim o entendimento do texto.

Curso de Hebraico em Israel

Para quem deseja fazer um curso de hebraico em Israel ou simplesmente uma viagem de passeio ou negócios, vale a pena verificar o manual de conversação(traduzido ao português pela Escola de Hebraico) , lá você encontrará conversas do dia a dia com exercícios e um pequeno dicíonario(em português) referente a cada diálogo. Eu uso este livro com meus alunos e é bastante útil(vem com um cd). Lá você aprende como pechinchar em hebraico fácil, como comprar um Falafel , pegar um táxi e outras conversas do dia a dia em hebraico.

Qualquer dúvida sobre os cursos de hebraico vocês estão convidados a entrar em contato pelo site ou por skype e tentaremos ajuda-lo a escolher o melhor curso de hebraico, seja online ou em Israel.

Novo Curso de Hebraico – alfabetização

Curso de Hebraico – Alfabetização

Diversas pessoas se interessam pelo idioma hebraico por diferentes razões seja para uma viagem a Israel, para a leitura de textos, música etc… No entanto, conhecemos bem a correria do dia a dia e nem sempre temos o tempo necessário para estudar um novo idioma. Em relação ao hebraico várias pessoas procuram um curso de hebraico em português que lhes ofereça o básico em poucas aulas.

Curso de Hebraico Online e Curso de Hebraico em Israel

Curso de Hebraico Online ou em Israel

Curso de Hebraico Básico

Por isso decidimos abrir a possibilidade de um curso de hebraico básico composto de apenas cinco aulas particulares online. Desta forma o aluno poderá conhecer o alfabeto hebraico, ler e falar palavras básicas e “provar” provar um pouco do idioma hebraico. Após o curso o aluno poderá decidir se deseja continuar para um curso mais profundo no qual ele terá um domínio maior do idioma, seja na escrita, leitura ou na conversação. É importante enfatizar que este curso é completmente em português, tanto as aulas quanto o material didático. Como todos os nossos cursos, este também é adaptado ao ritmo e disponibilidade do aluno. Por exemplo, o aluno pode decidir fazer o curso em uma semana tendo uma aula por dia durante cinco semanas tendo uma aula de hebraico por semana.

Conhecendo o Idioma Hebraico

Este curso de hebraico pode ser uma excelente solução para quem programou uma viagem a Israel e deseja saber um pouco do idioma hebraico antes da viagem ou para que já protela o início de um curso de hebraico por muito tempo por motivos de tempo.

Finalmente o curso de hebraico é mais acessível para quem não pode neste momento iniciar um curso de quarenta ou cem aulas de hebraico. É importante enfatizar também que estas cinco aulas não são somente para quem está iniciando o estudo do idioma hebraico, é uma possibilidade também para quem deseja melhorar um pouco do hebraico que já aprendeu.